top of page

smog

Smog

Estas fotos foram feitas na cidade de São Paulo/SP, em uma manhã de forte neblina no final do outono de 2017. 

 

Neblinas ocorrem muitas vezes quando as partículas de poeira são acumuladas no ar relativamente seco e as condições climáticas bloqueiam a dispersão de fumaça e outros poluentes que se concentram, formando um manto baixo que prejudica a visibilidade e pode se tornar uma ameaça respiratória.

 

Smog é o termo usado para definir o acúmulo da poluição do ar nas grandes cidades, formando uma grande neblina de fumaça no ambiente atmosférico próximo à superfície. A palavra smog é, justamente, a junção das palavras de origem inglesa smoke (fumaça) e fog (neblina). Esse fenômeno prejudica a qualidade do ar e também diminui a visibilidade nos ambientes urbanos. Geralmente o smog se forma em grandes cidades, onde a poluição do ar é elevada e provocada, principalmente, pela queima de combustíveis fósseis (gasolina e diesel) por veículos automotores. Nas situações mais extremas, em função das baixas condições visuais, inviabiliza o trânsito terrestre de veículos e aéreo de aviões e helicópteros.

 

São Paulo é a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul, com cerca de 21 milhões de habitantes na região metropolitana. Em uma cidade dessa magnitude, a poluição é um grande problema. Um estudo de 2013 apontou que a poluição atmosférica na cidade causa mais mortes do que os acidentes de trânsito (que não são poucos). 

 

Será que estamos vendo?

bottom of page